A inserção das novas tecnologias no contexto escolar tem promovido mudanças significativas na educação, oferecendo inúmeras possibilidades e oportunidades para além dos muros da escola. Isso tem permitido a adoção de metodologias ativas e inovadoras no processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas, criativas e participativas. Além disso, a informática e o ensino da computação são abordagens diferenciadas para solução de problemas diversos, desenvolvendo habilidades essenciais, como o pensamento crítico e a capacidade criativa, que são exigências para a vida moderna e que contribuem para a formação integral do sujeito.
Segundo Wing (2008), a computação é um campo que envolve questões científicas, inovações tecnológicas e demandas sociais. Descobertas científicas alimentam inovações tecnológicas, que por sua vez inspiram novos modos de vida social, demandando, por fim, novas descobertas científicas. A computação tem possibilitado que os seres humanos resolvam problemas que antes eram impensáveis, utilizando nossa inteligência para construir sistemas com funcionalidades limitadas apenas pela nossa imaginação.
O Pensamento Computacional é uma habilidade importante e necessária para trabalhar com tecnologia, incluindo habilidades como decomposição de problemas, algoritmos, depuração de código e pensamento lógico. Para Wing (2006), essa habilidade é fundamental para todos, não apenas para cientistas da computação. Além de aprender a ler, escrever e calcular, os alunos deveriam desenvolver a capacidade analítica por meio do Pensamento Computacional.
As habilidades digitais são cada vez mais importantes em todas as áreas da vida, e a educação em computação ajuda os alunos a desenvolvê-las. A computação ensina técnicas para decompor problemas complexos e encontrar soluções lógicas, habilidades valiosas em qualquer campo. Além disso, o ensino da computação também promove a criatividade, permitindo que os alunos criem seus próprios projetos e expressem sua criatividade.
De acordo com Brackmann (2017), é necessário tratar a tecnologia não apenas como uma ferramenta de aprendizagem, mas também como uma forma de estruturar problemas e encontrar soluções, utilizando fundamentos da Computação (Pensamento Computacional). Aprender sobre Pensamento Computacional envolve ensinar os alunos a pensar de maneira lógica e sistemática, resolver problemas e criar soluções usando a computação.
Portanto, ao ensinar essas disciplinas aos estudantes, contribui-se para o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a vida moderna, permitindo que os alunos construam significado aos pensamentos e ações, com uma nova perspectiva de aprendizado e formação para além da sala de aula.
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da informática e da computação na educação. Com isso, nosso objetivo é
contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de forma diferenciada e
inovadora, utilizando as tecnologias digitais como aliadas na educação.
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